Distribuidoras de energia propõem fundo contra crises

Em: 19/09/2014 às 15:51h por Em

As distribuidoras de energia elétrica querem do próximo governo a criação de uma espécie de “colchão financeiro” para evitar novas ameaças de crises como as dos últimos dois anos. A proposta faz parte de um documento da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) enviado às equipes de campanha dos candidatos Dilma Rousseff (PT), Marina Silva (PSB) e Aécio Neves (PSDB).

A associação, que reúne as 42 principais empresas públicas e privadas que atendem o consumidor residencial, cobra a elaboração de mecanismos de prevenção e previsão de solução de problemas financeiros decorrentes da falta de chuvas, que afetam fortemente as despesas das distribuidoras. “Não queremos passar por esse estresse financeiro novamente”, afirmou o presidente da Abradee, Nelson Leite, ao Broadcast, serviço em tempo real da Agência Estado.

A proposta é criar um encargo na conta de luz dos consumidores para formar um fundo. Esse mecanismo seria abastecido em momentos de baixa do preço da energia no mercado à vista, o chamado PLD. O dinheiro seria transferido às empresas em momentos em que o PLD subisse muito. O marco regulatório do setor prevê que esse custo seja repassado apenas no reajuste tarifário anual.

Seca. Desde outubro de 2012, o País vive uma estiagem que reduziu a geração das hidrelétricas e levou ao acionamento de todo o parque de térmicas. Isso provocou uma forte alta no custo da energia, o que causou um descasamento bilionário entre as receitas e as despesas do setor. Para ajudar as empresas, em 2013 o Tesouro Nacional repassou R$ 9,8 bilhões às distribuidoras e, neste ano, um consórcio de bancos públicos e privados deve emprestar outros R$ 17,8 bilhões ao segmento.