Adiamento da UHE Tapajós não aumentará demanda no A-5

Em: 18/09/2014 às 15:35h por Jornal da Energia

A postergação da licitação da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, no Pará, não vai aumentar a demanda por energia no A-5, marcado para 28 de novembro. De acordo com o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Maurício Tolmasquim, a usina já estava planejada para dezembro de 2020. “Então não muda nada a demanda para o leilão de agora”, disse.

Segundo Tolmasquim, o governo ainda não decidiu a data em que a usina será leiloada, e admitiu que se isso não ocorrer no começo de 2015, será preciso incluir outros tipos de fontes de energia no certame seguinte. “Se a gente não botar para leiloar no início do ano, aí vamos ter que incluir outras fontes”, revelou.

O Ministério de Minas e Energia (MME) revogou nesta terça-feira (16/9) a Portaria 485, publicada na sexta-feira, que marcava o leilão para construção da usina, no Rio Tapajós, para o dia 15 de dezembro deste ano.