Cenário energético de Mato Grosso é tema de seminário na UFMT

Em: 17/09/2014 às 16:26h por Assessoria UFMT

A Universidade Federal de Mato Grosso, por meio do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético (Niepe), realiza, nos dias 23 e 24 próximos, no auditório da Faculdade de Economia, o seminário “Cenário energético de Mato Grosso e perspectivas futuras”. O objetivo do evento é debater os problemas no setor energético e contribuir para a inserção da matéria nas agendas governamentais e da iniciativa privada do Estado.

Durante o evento serão discutidos também a atual matriz energética estadual e os potenciais das energias renováveis a médio e longo prazos de Mato Grosso. Na mesa de abertura será apresentado um panorama acerca da matriz energética nacional e seu avanço na última década.

Segundo os organizadores do seminário, tais reflexões são necessárias, pois o Estado tem convivido com impasses técnicos, ambientais e econômicos, quando se trata de geração de energia elétrica, como pode ser observado no caso das centrais hidrelétricas de pequeno porte, as PCHs, nas regiões do Pantanal e da Amazônia Legal, além do uso excessivo de óleo diesel e outros derivados de petróleo no setor de transporte.

Para contribuir com as discussões, instituições como Eletrobrás, Eletronorte, Centro Nacional de Referência de Energia do Hidrogênio, Sindenergia, Associação Brasileira de Fomento a Pequenas Centrais Hidroelétricas, Cemat-Energisa, Sociedade Brasileira de Planejamento Energético e International Energy Initiative (IEI), enviarão representantes a fim de participar dos debates.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail niepe@ufmt.br, ou no endereço do Niepe: Campus Universitário de Cuiabá, Faculdade de Economia, Bloco Didático IV, 1º andar.