Exposição das distribuidoras em 2015 pode pressionar empresas ao nível deste ano

Exposição das distribuidoras em 2015 pode pressionar empresas ao nível

Em: 16/09/2014 às 16:58h por Canal Energia

O mercado de distribuição vê com preocupação o ano de 2015. O motivo é o mesmo do vivenciado em 2014, a exposição involuntária pressionando o caixa das empresas no primeiro semestre. Há 4,2 GW médios de energia que virarão cotas apenas em julho enquanto os contratos terminam na virada de 2014, o que levará a uma necessidade de contratação para cumprir as obrigações junto ao mercado de curto prazo que pode, a depender de PLD, trazer um impacto semelhante ao visto este ano.
De acordo com o presidente da CPFL Brasil, Fábio Zanfelice, o mercado quer ver qual será a solução do governo para essa questão. Isso porque, no leilão A-1 para fornecimento em 2015 não deverá ser registrado um grande volume de contratação, até porque as distribuidoras podem ficar muito sobrecontratadas já que 4,2 GW médios serão transformados em cotas.