Cooperativas de Santa Catarina têm tarifas reajustadas

Em: 16/09/2014 às 16:57h por Jornal da Energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (16/9), durante reunião pública da diretoria, os reajustes tarifários de quatro cooperativas que atendem Santa Catarina. São elas: Cooperativa de Energia Treviso (Certrel); Cooperativa de Eletricidade Jacinto Machado (Cejama); Cooperativa de Distribuição de Energia (Cersul) e Cooperativa de Eletrificação Lauro Müller (Coopermila). As novas tarifas passam a vigorar a partir do dia 28/9.

Ao calcular os índices de reajuste, a agência considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada de geradoras, encargos de transmissão e encargos setoriais.