Abrapch pedirá ao MME revisão do preço-teto do leilão A-5

Em: 15/09/2014 às 16:12h por Jornal da Energia

A Associação Brasileira de Fomento às Pequenas Centrais Hidrelétricas (Abrapch) segue na tentativa de convencer o governo a rever o preço de R$158,00/MWh estabelecido como teto para a participação das PCHs no próximo leilão A-5, marcado para 28 de novembro.
Segundo o presidente da associação, Ivo Pugnaloni, um ofício será encaminhado ao Ministério de Minas Energia na próxima semana solicitando a revisão. "Vamos pedir ao ministro para que ele aproveite os próximos dois meses para pedir a EPE (Empresa de Pesquisa Energética) que revise a metodologia de cálculo de preço, em especial a forma como é feita essa coleta dos dados", disse. Para Pugnaloni, é aí que pode estar a diferença de preço entre o que o mercado entende como viável e o que a EPE considera como competitivo para o leilão.
Na última quinta-feira (11/9), em Porto Alegre, ocorreu o quarto encontro sobre o Futuro das PCHs, promovido pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS). Na ocasião, representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) apresentaram um relatório apontando que o preço de R$158,00/MWh é inviável para os novos projetos de PCHs.