MME marca leilão da UHE São Luiz do Tapajós para 15 de dezembro

Em: 12/09/2014 às 15:40h por Canal Energia

O leilão da UHE São Luiz do Tapajós ( AM- 8.040 MW) será realizado no próximo dia 15 de dezembro. O Ministério de Minas e Energia publicou portaria nesta sexta-feira, 12 de setembro, com a data e as diretrizes do leilão. De acordo com a portaria, a Agência Nacional de Energia Elétrica deverá elaborar o edital e o respectivo Contrato de Comercialização de Energia no Ambiente Regulado.

A data confirma a expectativa da Empresa de Pesquisa Energética de realizar o leilão até o último, mas a usina ainda encontra-se em processo de licenciamento. No início do mês, reunião entre membros do governo e índios Munduruku tratou da formatação da consulta prévia, etapa imprescindível para o licenciamento.

Ainda de acordo com a portaria, a energia proveniente da hidrelétrica será objeto de CCEAR na modalidade por quantidade de energia, com início de suprimento em 1º de julho de 2020 e término de suprimento em 31 de dezembro de 2049. A entrada em operação comercial da primeira unidade geradora deverá ocorrer em dezembro de 2019.