EDF quer crescer no Brasil e mira as UHEs Sinop e São Luiz do Tapajós

Em: 12/09/2014 às 15:39h por Canal Energia

img

A EDF não esconde a vontade de crescer no Brasil. Atualmente a empresa possui no país apenas a termelétrica Norte Fluminense, no Rio de Janeiro, mas está em estágio avançado de negociações para adquirir a participação da Alupar na UHE Sinop. Além disso, está trabalhando no projeto da UHE São Luiz do Tapajós em parceria com a Cemig há vários anos, segundo o presidente da EDF no Brasil, Yann des Longchamps.

"A EDF já está presente no país e hoje tem a firme ambição de ampliar sua presença no mercado energético brasileiro. E isso em todos os segmentos do setor, não somente em geração, mas também na área de serviços", declarou o executivo. Quanto a entrada da empresa na hidrelétrica de Sinop, Longchamps diz que isso ainda está em negociação. "As tratativas ainda não estão finalizadas, estão avançando. Existe a questão de processo legal perante à Aneel e ao Cade, de autorizações, por isso, não há comentários hoje a ser realizado sobre Sinop", declarou o executivo.

Em Tapajós, ele contou que a EDF tem um consórcio formado com a Cemig, que trabalha em conjunto com empresas de construção eletromecânica como a Alstom e a Andritz, além da Andrade Gutierrez. "Não fechamos com outras estatais no momento. Essa questão de parceria está evoluindo e com a marcação da data, talvez isso possa vir a acelerar", comentou. O governo marcou o leilão da usina para o dia 15 de dezembro.