EDF vai substituir Alupar na UHE Sinop

Em: 11/09/2014 às 15:45h por Canal Energia

A EDF UTE Norte Fluminense deve ficar com os 51% da Alupar no consórcio que venceu a disputa pela UHE Sinop (MT - 400 MW). A comunicação da proposta foi feita ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 11 de setembro. A usina foi leiloada arrematada no leilão A-5 de agosto de 2013. A Eletrobras possui os 49% restantes da usina, representada por Chesf e Eletronorte, com 24,5% cada uma.

A Alupar anunciou a saída do consórcio logo após o resultado do leilão, ressaltando que ficaria apenas até a assinatura do contrato, o que ocorreu em fevereiro deste ano. A EDF, que havia perdido a disputa pela usina em um consórcio formado com a Cemig, apresentou-se logo como pretendente a vaga. A própria Cemig também esboçou interesse, mas alegava que o preço de R$ 109,40/ MWh poderia se constituir em um entrave. Em junho deste ano, a Eletrobras revelou que as negociações estavam em andamento. A substituição da Alupar no consórcio que vai implantar a usina não demonstrava ser motivo de preocupação para a Eletrobras, que dizia haver muitos empreendedores interessados e que no pior dos cenários a desenvolveria sozinha.

No último mês de agosto, na cerimônia de dez anos de criação da Empresa de Pesquisa Energética, o presidente da Eletrobras, José da Costa Carvalho Neto, disse que as negociações estavam no fim, mas não confirmou o nome da EDF.