Light: boas perspectivas para chamada pública de eficiência energética

Em: 09/09/2014 às 17:10h por Canal Energia

Destinando R$ 6 milhões para a primeira chamada para projetos de eficiência energética, a Light (RJ) está com boas perspectivas no processo. De acordo com Antônio Raad, responsável pela Gestão do Programa de Eficiência Energética da Light, a empresa quer que o processo tenha total transparência para que todo os clientes tenham isonomia na participação. Recentemente, a empresa decidiu postergar o prazo de entrega de documentos para até o dia 20 de outubro, para dar mais tempo aos interessados. "Vamos começar a receber os projetos e a expectativa é grande. Esperamos que tenhamos um leque razoável de projetos ", afirma.

A empresa realizou no último mês de agosto workshops sobre a chamada para clientes e empresas de conservação de energia. Raad conta que os eventos foram um sucesso, mas ele pensa em uma estratégia de aproximação entre as duas partes, já que uma não poderá participar da chamada sem a outra. "A gente quer tentar unir essas duas áreas, a de clientes e a de projetos. Sem clientes não há projetos", explica. O ideal é identificar os clientes que querem receber um diagnóstico energético para que as escos possam atuar junto a eles.

No workshop, clientes do setor público lembraram da necessidade do termo de cooperação, indispensável no processo. Por conta disso, um modelo do documento estará disponível na seção do site da empresa relativa a chamada pública. O restante da documentação necessária já está no edital e há no site uma parte de perguntas frequentes, feita para dirimir dúvidas com essa. Raad também vislumbra dividendos para clientes privados já que em determinado tipo de projeto, esse consumidor paga em função do contrato de desempenho.