Voith assina contrato com a Endesa Chile

Em: 08/09/2014 às 16:01h por Jornal da Energia

A Voith assinou um contrato com a empresa de serviços públicos Endesa Chile para equipar a usina hidrelétrica de Los Cóndores, localizada na região chilena do Maule.

A companhia fornecerá duas unidades geradoras, com uma capacidade instalada de cerca de 150 MW, para a casa de força em caverna da usina. A usina hidrelétrica usará água da Lagoa Maule. O escopo eletromecânico da Voith inclui duas turbinas Pelton, dois geradores, engenharia de planta e de produto, fabricação, montagem, supervisão, comissionamento e serviços de gestão de projeto. Os principais componentes do projeto serão fabricados na Voith Hydro São Paulo, no Brasil.

Desde 1940, a Voith fornece equipamentos para grandes projetos hidrelétricos chilenos, como Alto Maipo e La Confluencia. O Chile é um mercado promissor para a hidrogeração: estima-se que o potencial hidrelétrico tecnicamente viável do país seja de cerca de 162.000 gigawatt-horas anuais, segundo o Atlas Mundial do International Journal of Hydropower & Dams. Em 2012, sua geração hidrelétrica foi de 20.146 gigawatt-horas. A revista também informa que o Chile poderia instalar mais 900 megawatts de capacidade hidrelétrica em represas utilizadas para irrigação.