Belo Monte conclui descida do pré-distribuidor da UG2

Em: 05/09/2014 às 16:18h por Canal Energia

A UHE Belo Monte (PA - 11.233 MW) avançou em mais uma etapa na sua implantação. Na última quinta-feira, 4 de setembro, foi realizada a descida, do pré-distribuidor da Unidade Geradora  2 da Casa de Força Principal no sítio Belo Monte. A movimentação da peça de 261 toneladas e 11 metros de diâmetro foi feita por uma ponte volante com capacidade de carga de até 800 toneladas. A operação foi acompanhada pelo presidente da Eletrobrás, José da Costa Carvalho Neto; pelo secretário executivo adjunto do Ministério de Minas e Energia, Francisco Romário Wojciki; e pelo presidente do Conselho de Administração da Norte Energia, Walter Cardeal. O diretor-presidente da empresa, Duílio Diniz de Figueiredo, e os diretores de Construção, Antonio Kelson Elias Filho, e de Fornecimento e Montagem, Wellington Ferreira, também acompanharam a descida da peça.

O deslocamento do pré-distribuidor do hall de montagem até o nicho da segunda turbina da Casa de Força de Belo Monte durou cerca 30 minutos. No último dia 10 de junho, operação semelhante foi realizada com a mesma peça da primeira turbina, na qual já estão sendo instalados os componentes da carcaça do estator, transportados de São Paulo e desembarcados na Estação de Transbordo de Carga, em Vitória do Xingu, no dia 25 de agosto.

De acordo com Wellington Ferreira, os próximos dez dias serão dedicados a ajustar esse componente sobre o tubo de sucção da segunda turbina da Casa de Força Principal. Para Carvalho Neto, presidente da Eletrobras, é gratificante ver uma obra desse porte na Amazônia e saber que o cronograma de trabalho está sendo respeitado e as ações socioambientais cumpridas à risca.