Pomerode inaugura primeira usina de gás renovável de SC

Em: 05/09/2014 às 16:17h por Jornal da Energia

Uma parceria entre as empresas catarinenses Brasil Clean Energy de Balneário Camboriú e Eco Conceitos de Pomerode, susbsidiária no Brasil da empresa alemã de tecnologia em biogás Archea, deu origem ao projeto da primeira usina de biometano do Estado. A unidade, instalada próxima em uma granja de suínos de médio porte, aproveitará os gases resultantes da biodigestão de dejetos dos animais através de tecnologia de origem alemã. Após coletado, o gás passará por um processo de beneficiamento para adequação de sua composição química ao padrão do biometano, similar ao gás natural de origem fóssil atualmente distribuído em Santa Catarina.

A comercialização dos cerca de 2.500 m³/dia de gás renovável esperados será intermediada pela SCGÁS (Companhia de Gás de Santa Catarina), que deve iniciar a venda do insumo comprimido em cilindros. “A parceria entre a SCGÁS e a biorrefinaria é uma importante conquista, pois garante que este valioso insumo extraído e purificado em Santa Catarina seja utilizado aqui”, diz o Presidente da SCGÁS, Cósme Polêse. “O desenvolvimento de projetos como este demonstra que sabemos enxergar oportunidades. Ele resolve tanto o passivo ambiental resultante da destinação dos dejetos da suinocultura quanto o problema de baixa oferta de insumo de gás que atravessamos hoje”, avalia.