Suprimento de energia para 2014 está garantido, reafirma CMSE

Em: 04/09/2014 às 17:38h por Jornal da Energia

capacidade de geração e transmissão instalada no país, que continua sendo ampliada este ano com a entrada em operação de usinas, linhas e subestações em fase de conclusão.  Os representantes do CMSE esteviveram reunidos na tarde desta quarta-feira (03/09), e Brasília, sob a coordenação do Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

Com base nas análises, o CMSE reafirmou ainda que o risco de qualquer déficit de energia em 2014 é igual a zero para as regiões Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste. “As condições de suprimento de energia do Sistema Interligado Nacional mantiveram-se estáveis em relação ao mês anterior”, diz nota.

Considerando o risco de déficit de 5%, conforme critério estabelecido pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), há sobra estrutural de cerca de 6.600 MW médios para atender a carga prevista, valor esse atualizado com as datas de entrada em operação das usinas para os próximos meses e a nova projeção de demanda. Em 2014 já entraram em operação 4.657 MW (77,6%) do total de 6.000 MW previstos.

No mês de agosto choveu abaixo do normal em praticamente todas as bacias hidrográficas do SIN. Nessas condições, as afluências verificadas em agosto foram 88%, 55%, 73% e 78% da média histórica nas regiões Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Norte, respectivamente. O fenômeno El Niño, de intensidade moderada ou fraca, continuará se desenvolvendo nos próximos meses, implicando na continuidade das precipitações da região Sul com valores normais ou superiores à média histórica, informou o CMSE.