Eletronuclear conclui reabastecimento de Angra 2

Em: 27/08/2014 às 15:15h por Jornal da Energia

Após a parada programada para o reabastecimento de combustível e atividades periódicas de inspeção e manutenção, a usina nuclear Angra 2 voltou a operar e foi sincronizada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) nesta quarta-feira (27/8). A unidade, desligada desde o dia 18 de julho, funciona normalmente e está em processo gradual de elevação de potência. A usina deve alcançar 100% de potência até o final do dia.

A parada mobilizou a contratação de empresas nacionais e internacionais – entre elas a Siemens, Westinghouse, Tecnaton e Areva – que disponibilizaram cerca de 1.300 profissionais (sendo 180 estrangeiros) para dar suporte aos técnicos da Eletronuclear. Dentre as mais de quatro mil tarefas realizadas no período, destacaram-se, recarregamento do combustível do reator; revisão da turbina de alta pressão e gerador principal; substituição do motor da bomba de refrigeração do reator; manutenção e inspeção de um dos circuitos redundantes de segurança; entre outras ações.

O próximo reabastecimento de Angra 2 está previsto para setembro de 2015.