Linhão de Belo Monte entra no Reidi

Em: 22/08/2014 às 17:06h por Canal energia

O Ministério de Minas e Energia aprovou nesta sexta-feira, 22 de agosto, o enquadramento ao Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura do linhão de Belo Monte. O lote AB foi leiloado em 2013 e vencido pelo consórcio formado por Furnas, Eletronorte e a empresa chinesa State Grid. A linha vai passar pelos estados do Pará, Tocantins, Goiás e Minas Gerais.
O projeto consiste na construção implantação de duas estações conversoras de corrente alternada em contínua; de eletrodos de aterramento e na linha de transmissão em Corrente Continua Xingu - Estreito, Bipolo Simples, com extensão aproximada de dois mil e noventa e dois quilômetros, com origem na Subestação Xingu, no Pará. O término da linha vai ficar na subestação Estreito, em Minas Gerais.  Os investimentos necessários para a implantação do projeto vão ser de R$ 4,39 bilhões, sem a incidência de impostos.