Planejamento no setor de energia é fundamental, diz Zimmermann

Em: 19/08/2014 às 15:55h por Agência Brasil

Em um país em desenvolvimento ninguém pode dormir em berço esplêndido quando se trata de energia, segundo o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, ao participar, na noite desta segunda-feira (18), na sede da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, do aniversário de dez anos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Para o secretário, atualmente o setor elétrico brasileiro é um dos mais bem estruturados, mas “é importante ter instituições que olhem, estrategicamente, com visão de longo e médio prazo, como vai atender a demanda e como vai ser essa demanda”.

De acordo com o secretário, o sucesso obtido com os leilões de energia provocaram credibilidade nos agentes, que sabem quando um projeto é habilitado pela EPE. “Nenhum país pode prescindir de ter uma estrutura forte de planejamento. Isso, aqui no Brasil, tenho certeza, é um salto”, ressaltou.

Logo no começo do discurso, Zimmermann leu mensagem do ministro Edison Lobão, que não pôde comparecer à cerimônia, na qual o ministro ressalta que a EPE tem contribuído com estudos e pesquisas da mais alta relevância para a formulação, o planejamento e a implementação das ações do setor. "Uma das principais conquistas do modelo elétrico em vigor", segundo a mensagem, "foi o resgate do planejamento, que oferece previsibilidade e segurança ao setor, fundamental para a vida produtiva”.