Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
O consumo de energia no Brasil caiu 1,7% em outubro na comparação com o mesmo período do ano passado. Conforme os dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), os 70.415 MW médios no mês representou queda tanto no mercado regulado quanto no livre. Em volumes 1,9% (40.192 MWm) e 1,4% (30.223 MWm) menores, respectivamente.
No recorte dos 15 ramos econômicos acompanhados pela CCEE, os declínios são liderados pelos setores de Veículos (9,9%), Telecomunicações (7,6%) e Serviços (7,2%). Por outro lado, Extração de Minerais Metálicos (7,5%), Saneamento (2,2%) e Manufaturados Diversos (1%) foram as principais evoluções no período.
De acordo com o levantamento, 20 estados apresentaram reduções na demanda por eletricidade em outubro. Os maiores percentuais negativos foram de Rondônia (9,4%), Mato Grosso do Sul (8,6%) e Rio de Janeiro (8,2%). Na contramão aparecem o Acre (6,4%), Pará (5,8%) e Maranhão (4,7%) corresponderam às maiores evoluções.
Ademais, a publicação destaca o estado paraense, que recebeu a Conferência do Clima (COP30) na sua capital. Assim, o consumo durante o evento foi de 3.439 MW médios. Volume que reflete tanto uma atividade econômica forte quanto as movimentações para a Conferência organizada pela ONU, realizada nas primeiras semanas de novembro.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental