Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
AAgência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou a homologação do resultado e a adjudicação do objeto de duas Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) no Leilão nº 3/2025, denominado Leilão de Energia Nova A-5. O certame foi realizado no dia 22 de agosto de 2025 pela Aneel e a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em São Paulo.
Foram classificadas 65 proponentes na fase de lances e 63 atenderam aos requisitos de habilitação. As duas empresas proponentes que na ocasião não atenderam todos os requisitos de habilitação, a Guarani Geração de Energia Elétrica SPE Ltda. e a Rio Turvo Energética Ltda., entraram com recurso no âmbito da Comissão Permanente de Leilões. Após análise dos recursos, a comissão decidiu reconsiderar e habilitar as duas proponentes.
Assim, o certame resultou na contratação de 384,5 MW médios provenientes de 65 empreendimentos de fonte hidrelétrica, sendo duas Usinas Hidrelétricas (UHEs), oito Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) e 55 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) que juntas totalizam 67,4 terawatt-hora (TWh) ao longo de 20 anos.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental