Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
O Ministério de Minas e Energia (MME) concluiu o estudo de planejamento que viabiliza o leilão de transmissão do corredor expresso Bipolo Nordeste 2, uma linha de 2.500 km entre Angicos (RN) e Itaporanga 2 (PR). O projeto será o primeiro sistema de longa distância do país a operar com tecnologia VSC, avanço considerado inédito no Brasil e referência internacional para a integração segura de grandes blocos de energia renovável.
A nova interligação entre as regiões Nordeste e Sul atende demandas estruturais do Sistema Interligado Nacional (SIN). Com ela, o governo projeta elevar a capacidade de exportação do Nordeste dos atuais 13 GW, estimados para 2025, para 24 GW em 2035. A expansão também deve viabilizar até 60 GW de potência instalada em fontes eólicas e solares no Norte e Nordeste ao longo da próxima década.
De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a decisão se baseou em estudos recentes da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Ele destaca que a nova infraestrutura trará mais flexibilidade e estabilidade ao sistema elétrico nacional, tornando-o mais resiliente a falhas e apto a incorporar um volume crescente de fontes intermitentes.
A tecnologia VSC (Conversor de Fonte de Tensão) permite controlar com precisão o fluxo de potência, o que facilita a integração de usinas eólicas e solares.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental