Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

MME conclui estudo para corredor expresso de transmissão Nordeste–Sul

Em: 18/11/2025 às 13:25h por Canal Energia

Governo autoriza leilão para linha de 2.500 km que ampliará a capacidade de escoamento da energia renovável do Nordeste

 

O Ministério de Minas e Energia (MME) concluiu o estudo de planejamento que viabiliza o leilão de transmissão do corredor expresso Bipolo Nordeste 2, uma linha de 2.500 km entre Angicos (RN) e Itaporanga 2 (PR). O projeto será o primeiro sistema de longa distância do país a operar com tecnologia VSC, avanço considerado inédito no Brasil e referência internacional para a integração segura de grandes blocos de energia renovável.


A nova interligação entre as regiões Nordeste e Sul atende demandas estruturais do Sistema Interligado Nacional (SIN). Com ela, o governo projeta elevar a capacidade de exportação do Nordeste dos atuais 13 GW, estimados para 2025, para 24 GW em 2035. A expansão também deve viabilizar até 60 GW de potência instalada em fontes eólicas e solares no Norte e Nordeste ao longo da próxima década.


De acordo com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, a decisão se baseou em estudos recentes da Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Ele destaca que a nova infraestrutura trará mais flexibilidade e estabilidade ao sistema elétrico nacional, tornando-o mais resiliente a falhas e apto a incorporar um volume crescente de fontes intermitentes.


A tecnologia VSC (Conversor de Fonte de Tensão) permite controlar com precisão o fluxo de potência, o que facilita a integração de usinas eólicas e solares.