Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o início de operação comercial e em teste de diversas unidades geradoras em cinco estados brasileiros, totalizando 236,31 MW de capacidade instalada. Todas as liberações entraram em vigor a partir de 17 de outubro.
No Amapá, foi liberada para operação em teste a UG1 da PCH Salto Cafesoca, em Oiapoque, com 3,7 MW de capacidade instalada.
Em Minas Gerais, a Shell Brasil Petróleo recebeu autorização para iniciar os testes de quatro complexos solares no município de Arinos: UFV Draco Solar 1, 2, 5 e 6. Cada uma das usinas possui 44 unidades geradoras totalizando 48,1 MW por projeto. No total, foram liberadas 193,6 MW de capacidade instalada.
Em Santa Catarina, a UFV Usina Pirâmide APE, localizada em Biguaçu, foi liberada para testes com 0,14 MW de potência total, dividida entre duas unidades geradoras.
Em Rondônia, a Aneel liberou a operação comercial da Usina Fotovoltaica (UFV) AFYA, localizada em Porto Velho. O empreendimento soma 0,87 MW de potência instalada, distribuída entre 11 unidades geradoras. Por fim, no Rio Grande do Sul, a PCH Saltinho RS, situada em Ipê, foi autorizada a iniciar a operação comercial de suas duas unidades geradoras, totalizando 18 MW de potência instalada.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental