Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

ONS: Carga diminui no SE/CO e avança só 0,5% em julho

Em: 15/09/2025 às 08:53h por Canal Energia

Volume demandado foi 1,2% inferior ao mês anterior e 2,7% positivo no acumulados dos últimos 12 meses

A carga de energia verificada em julho teve um leve avanço de 0,5% na comparação com o mesmo mês de 2024. De acordo com o boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o volume demandado de 76.224 MW médios foi 1,2% inferior ao mês anterior e 2,7% positivo no acumulado dos últimos 12 meses. Dessa forma, a taxa de crescimento diminuiu 0,5 ponto percentual (p.p) com relação a variação dos 12 meses findos em junho.


O Sudeste/Centro-Oeste foi o único submercado com variação negativa. Diminuindo 0,4% na comparação anual. Já com relação ao mês anterior verificou-se redução de 1,4%. No acumulado dos últimos 12 meses, a região teve alta de 1,7%. No aglomerado deste ano o avanço é de 1,6%, chegando a 46.077 MW médios. A tabela abaixo apresenta mais dados, com destaque para as taxas de crescimento da carga ajustada em relação ao mesmo mês do ano anterior. E com exclusão dos efeitos de fatores fortuitos e não econômicos.


Conforme o ONS, a variação de 1,5% da carga ajustada demonstra que os fatores fortuitos impactaram negativamente em 1 p.p. sobre desempenho do sistema. Assim, o resultado foi influenciado pela ocorrência de temperatura máxima abaixo da média histórica e inferior na comparação com 2024 no Sudeste/Centro-Oeste. Além disso, são citadas temperaturas extremas inferiores à média climatológica no Sul e máximas entre a média e abaixo da média no Norte e Nordeste.