Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
O segundo mecanismo para contratação de Resposta da Demanda por Disponibilidade negociou 229 MW com deságios de até 32,5%. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o valor ficou abaixo do preço teto previamente estabelecido. Na primeira competição, ocorrida no ano passado, foram 93 MW contratados e em um deságio máximo de 14,4%.
Após a assinatura dos contratos, serão divulgadas mais informações acerca dos resultados do mecanismo. Ademais, as próximas etapas são as empresas vencedoras formalizarem contratos com vigência de cinco meses, de setembro a janeiro. E receberem uma receita fixa mensal. Em troca, deverão estar disponíveis para reduzir a demanda de energia seis ou quatro vezes por mês conforme o produto negociado, por períodos de quatro horas, entre 18h e 22h, nos dias úteis.
O diretor de TI, Relacionamento com Agentes e Assuntos Regulatórios do ONS, Maurício de Souza, reforça que a RD é uma aliada estratégica para o consumidor e o Sistema Interligado Nacional. Além disso, é uma ferramenta essencial para enfrentarmos os desafios da transição energética com mais sustentabilidade e eficiência.
Vale lembrar que o mecanismo está previsto no âmbito do Sandbox Regulatório de Resposta da Demanda. Tem duração até 2026, regulamentado pela REN ANEEL nº 1040/2022 e autorizado pela REAANEEL nº 12.600/2022. O produto Disponibilidade vem complementar o programa estrutural de curto prazo, que segue válido.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental