Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
Dos 60 contratos acompanhados pela Aneel para construção de novas linhas de transmissão e subestações, 47 estão dentro do prazo de conclusão das obras estabelecido em contrato. Nesse grupo com “sinal verde” na avaliação da Agência, constam 29 contratos com expectativa de início das operações antes da data contratada. As concessões que indicaram previsão de antecipação estimaram um adiantamento médio de 550 dias nas conclusões, aproximadamente um ano e meio antes do prazo contratual.
O levantamento foi realizado em maio, por meio de 24 reuniões entre a autarquia e os grupos econômicos responsáveis pelos acordos e que arremataram lotes em leilões. Quanto aos contratos com previsão de atraso na entrega das obras, 90% deles são anteriores a 2023. Entre os motivos, muitos dos empreendedores alegam excludente de responsabilidade pelo atraso devido à pandemia. Os resultados completos podem ser consultados na Nota Técnica nº 1067/2025.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental