Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
A BBCE concluiu seu primeiro ciclo de liquidação com sete empresas participantes gerenciando 150 contratos coletivamente. O sistema de liquidação financeira processou um volume total de R$ 52,4 milhões, mas necessitou transferências de apenas R$ 6,8 milhões graças à solução de fluxo líquido simplificado.
De acordo com Camila Batich, diretora-presidente da BBCE, a iniciativa representa uma contribuição para criar um mercado mais livre e seguro para negociação de energia. Além disso, ela ainda afirmou que a primeira liquidação marca o início de uma nova etapa no setor, com ganhos para os agentes do mercado.
A BBCE Liquidação Financeira transformou como acontecem as transações durante os primeiros dias úteis do mês no mercado livre. Anteriormente, as empresas necessitavam extenso mapeamento com várias partes e muitas horas de trabalho para fazer e acompanhar inúmeras transferências entre contrapartes. Contudo, com a implementação do novo sistema, todo esse processo foi drasticamente simplificado, trazendo maior eficiência operacional.
Agora, as empresas recebem um relatório de liquidação mostrando suas posições com outras contrapartes que utilizam o serviço da BBCE, permitindo analisar informações e resolver valores com uma única transferência.
Com base no que uma empresa tem a pagar e a receber de outras, a BBCE propicia um verdadeiro encontro de contas utilizando o banco Bradesco como agente de liquidação para todas as partes envolvidas.
Se a empresa precisar pagar (for devedora), ela deposita a diferença líquida no Bradesco no 5º dia útil, em uma única transferência. Se a empresa tiver valores a receber (for credora), ela receberá a diferença líquida em sua conta no banco no 6º dia útil, também em uma única transferência.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental