Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Brasil e Índia acertam parcerias em energias renováveis

Em: 10/07/2025 às 09:08h por Canal Energia

Presidente Lula se reuniu com primeiro-ministro indiano Narendra Modi

 


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na última terça-feira, 8 de julho, em Brasília, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. O encontro selou acordos nas áreas de energia, segurança e transformação digital, acordos de cooperação na área de energia também foram firmados. O Ministério de Minas e Energia do Brasil e o Ministério de Energias Novas e Renováveis da Índia assinaram um Memorando de Entendimento com foco na cooperação bilateral em fontes renováveis de energia. Na última segunda-feira, 7, em paralelo a reunião dos Brics, os países realizaram no Rio de Janeiro o Fórum Econômico Índia – Brasil.


Durante a cerimônia, Lula destacou a importância da parceria entre os países, e reforçou que a cooperação pode ser decisiva no enfrentamento de desafios globais. Segundo ele, por causa da participação no G20 e do Brics, os países atuam em defesa do multilateralismo e de uma governança global mais inclusiva. Brasil e Índia são aliados naturais na resposta à fome, à pobreza e à mudança do clima.


Entre os temas prioritários estão energia solar, eólica, hidrelétrica, bioenergia, armazenamento de energia e hidrogênio de baixas emissões. O documento também prevê ações de capacitação técnica, intercâmbio de especialistas e promoção conjunta de pesquisas e projetos inovadores.


GT para intercâmbio de informações

Como parte da implementação do acordo, será criado um Grupo de Trabalho Conjunto. O GT será responsável por coordenar iniciativas e fomentar o intercâmbio de informações, experiências e boas práticas entre os dois países. Com vigência inicial de cinco anos, o memorando fortalece a cooperação Sul-Sul e alinha Brasil e Índia aos esforços internacionais de combate às mudanças climáticas, impulsionando o uso de tecnologias sustentáveis e o fortalecimento da segurança energética.


Os dois países se comprometeram a liderar a transição energética justa e ampliar a cooperação no campo da bioenergia. Segundo Lula, a Índia é o mercado de bioenergia que mais cresce no mundo. Contudo, as duas nações podem ser os motores de um novo modelo de desenvolvimento baseado em energias limpas.


Os líderes reconheceram a necessidade urgente de promover transições energéticas limpas, sustentáveis, justas, acessíveis e inclusivas. A ênfase é na importância de abordagens tecnologicamente neutras, integradas e inclusivas para a implantação de uma variedade de fontes de energia de baixa emissão, combustíveis e tecnologias sustentáveis. Em suma, destacaram nesse contexto o papel fundamental dos biocombustíveis sustentáveis e dos veículos flex-fuel na descarbonização do setor de transporte e mobilidade e na promoção do desenvolvimento sustentável.