Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
A hidrelétrica de Belo Monte aumentou sua produção em 38% no primeiro semestre do ano na comparação com o mesmo período de 2024. Segundo dados da Norte Energia, a usina totalizou 27.906 GWh no período, suprindo 8% de toda a energia utilizada no Brasil de janeiro a junho.
O crescimento da geração é atribuído às altas vazões registradas este ano no rio Xingu, na região Sudoeste do Pará. O cenário é bem diferente do ano passado, quando a região foi atingida por uma forte estiagem provocada pelos efeitos do fenômeno El Niño. Com a entrada e saída das fontes intermitentes reduzindo a geração de energia, a UHE chega a gerar 11 MW, respondendo por 12% da carga nacional.
Quando as ondas de calor no Sudeste levaram o Brasil a registrar sucessivos recordes de consumo de energia, Belo Monte foi a hidrelétrica que mais contribuiu para o atendimento nacional na noite de 26 de fevereiro, quando o sistema atingiu, às 18h53h, a marca histórica de 106.536 MW de demanda instantânea. A usina gerou 9.149 MW, aproximadamente 8,5 % da demanda.
Entre as novidades para esse ano, a Norte Energia, que administra a hidrelétrica, está avaliando a possibilidade de uma nova barragem na área do empreendimento para garantir a operação também no período seco, agora no segundo semestre. Mas que dependerá das tratativas com o Ibama.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental