Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
A primeira revisão do Operador Nacional do Sistema Elétrico no mês de julho aponta índices de armazenamento dos reservatórios abaixo ao do Programa Mensal da Operação da semana passada. Segundo o boletim, o submercado Sudeste/Centro-Oeste deve terminar o mês com 64,6%; Nordeste com 65,2%, enquanto Norte e Sul tem uma indicação de 95,9% e 89,3% respectivamente.
Já a perspectiva para energia natural afluente aumentou na maioria das regiões na comparação com a última revisão. A publicação indica que o SE/CO deve subir a ENA para 83% da média de longo termo (MLT). O Nordeste tende a ficar estável em 41%, já o Norte deve baixar para 64% da MLT e o Sul subindo levemente para 115% da MLT.
Ainda de acordo com o ONS, a previsão de carga para a próxima semana operativa é de 74.909 MW médios, em nível semelhante ao atual. As previsões meteorológicas indicam estabilidade nas temperaturas e nos acumulados de precipitação em relação à semana vigente, especialmente no Sudeste (com máximas entre 21°C e 26°C), Nordeste e Norte. No Sul, a sinalização de elevação das temperaturas tende a atenuar o efeito da carga de aquecimento observado na semana atual.
A carga deve fechar julho com alta de 0,3%, tendo uma redução de -1,9% no SE/CO e alta nos demais submercados: 4,4% no Norte, 3,7% no Nordeste e 1,5% no Sul.
A média do Custo Marginal de Operação (CMO) do SIN subiu em relação à semana anterior, de R$ 175/MWh para R$ 228,49/MWh. O despacho térmico previsto é de 8.993 MW médios, sendo 6.144 MWm por inflexibilidade e o restante por ordem de mérito.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental