Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Sistema de migração simplificada da CCEE já está valendo

Em: 03/07/2025 às 09:46h por Canal Energia

Iniciativa integra pacote de investimentos de R$ 60 milhões para incrementar infraestrutura computacional

 

Desde o dia 1º de julho a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica implementou um novo modelo de cadastro e gerenciamento de consumidores por meio de APIs (Application Programming Interfaces). A iniciativa faz parte de um movimento liderado pela CCEE para simplificar o acesso ao ambiente no qual os consumidores podem escolher seu fornecedor. Com isso, o atendimento fica mais personalizado e econômico.


A modificação, idealizada e proposta pela CCEE à Agência Nacional de Energia Elétrica, estabelece uma forma mais rápida, confiável e fácil na troca de informações entre a própria Câmara e as comercializadoras varejistas. As interações manuais são substituídas, reduzindo a possibilidade de erros e custos operacionais.


Pelo novo sistema será possível migrar o consumidor, acompanhar em tempo real dados de medição de consumo, editar cadastros, desligar varejistas, suspender fornecimento, retornar o cliente para o mercado regulado e trocar o representante do consumidor na CCEE, se necessário.


Para garantir uma transição segura para o novo modelo, a CCEE realizou ao longo do primeiro semestre deste ano uma série de workshops e plantões de dúvidas para os agentes.


O novo modelo integra o pacote de investimentos da CCEE, da ordem de R$ 60 milhões, para revolucionar a sua infraestrutura computacional e se preparar para os desafios do setor, direcionando recursos para tecnologia, segurança cibernética e engenharia de software.


Crescimento intenso do mercado livre de energia

Entre janeiro e maio de 2025, a CCEE migrou quase 12 mil consumidores, volume que representa um salto de 33,3% se comparado ao mesmo período do ano passado. Ao todo, já são 76.673 unidades consumidoras nesse ambiente em que é possível escolher o próprio fornecedor, o tipo de fonte, comprar energia sob demanda e negociar livremente prazos e modelos de contrato, condições que garantem um atendimento personalizado, além da possibilidade de economia.