Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
O Operador Nacional do Sistema Elétrico observou um aumento do curtailment por razão energética na primeira quinzena de maio, em especial nos dias de carga reduzida e valores expressivos de Micro e Minigeração Distribuída (MMGD). Segundo informações comentadas no começo da reunião da Programação Mensal da Operação (PMO), o pico aconteceu no primeiro domingo do mês, 4 de maio, quando a restrição eólica, solar e do vertimento turbinável de hidrelétricas atingiu 25,8 GW entre 10:30 horas e 11 horas, representando 96% do potencial de geração.
Já a MMGD atendeu à carga do sistema durante os cortes necessários, atingindo o mesmo volume de geração dos aerogeradores e UFVs centralizadas. Outra novidade apresentada no começo do PMO é de que as reuniões passarão a ter um formato híbrido, oportunizando a participação física de agentes interessados. A primeira edição acontecerá em 26 e 27 de junho, no auditório do ONS.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental