Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Armazenamento de energia em baterias é solução para competitividade, apontam especialistas

Em: 23/05/2025 às 14:12h por 220 Relações Públicas

 


Com o tema: “Soluções em armazenamento (BESS) para aumento de competitividade da indústria e agronegócio”, os especialistas, Ricardo Vessio Dias (Huawei), Eugênio Carlos Gorgulho (HDT Energy), Francisco Maiello (Brasil / Blackrock) Lucas Cortez (advogado), Samy Kopit (ABDI) e o moderador Carlos Rocha (Sindenergia e Unisolar Brasil), discutiram tendências e o desafios do setor, no Encontro do Indústria do Setor Elétrico - 2025, promovido pelo Sindenergia, na quarta-feira (21), na Fatec / Senai, em Cuiabá (MT).


Segundo Sami Kopit, da ABDI, a  contribuição dele foi trazer a visão de como o setor de energia e a indústria podem dialogar e ser complementares. “O armazenamento de energia em baterias é fundamental para a transição energética, permitindo obter energia de fontes distintas e diferenciadas. É necessário para esse processo e não apenas uma tendência futura”, disse.


"Gostei muito do evento e me esforcei para ser o mais didático possível, visando ajudar o público a entender melhor o sistema de armazenamento de energia em baterias. Acredito que essa iniciativa contribuirá significativamente para ampliar o conhecimento e entendimento sobre a integração dessas tecnologias na matriz energética de Mato Grosso, trazendo benefícios e perspectivas futuras para o setor”, disse Eugênio Carlos, da HDT Energy.


Para Carlos Rocha, mediador do painel, "a discussão foi fantástica, com executivos e especialistas discutindo armazenamento de energia, um tema de extrema importância para a indústria e o agronegócio. Armazenar energia impacta diretamente o custo operacional de qualquer negócio, sendo uma nova fronteira tecnológica. Mediar esse painel foi uma grande alegria”.


De acordo com representante da Huawei / HDT Energia, Ricardo Vessio, “a Huawei está trazendo soluções inovadoras de armazenamento de energia, com baterias inteligentes controladas por um BMS (Battery Management System) que permite monitorar temperatura e ciclagem. Nosso software Fusion Solo possibilita flexibilizar a atuação da bateria, atendendo a diversas aplicações, como off-grid, redução de demanda e serviços ancilares. Essa tecnologia é um diferencial estratégico para o setor do agronegócio e da indústria, oferecendo soluções personalizadas e eficientes para o armazenamento de energia”.


Segundo Francisco Maiello, da Brasol e Blackrock, sua contribuição foi trazer uma visão financeira e de investimentos para o setor de armazenamento de energia em baterias, que está crescendo rapidamente tanto no agronegócio quanto na indústria. 


“A Brasol atua nesse segmento com um modelo inovador focando no armazenamento de energia. Agradeço ao Sindenergia MT pelo convite e considero o evento de alta qualidade, alcançando os objetivos esperados”, afirma Maiello.