Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
O leilão de sistemas isolados de 2025 terá a oferta de 1,8 GW entre 241 projetos cadastrados, incluindo centrais híbridas com participação das tecnologias termelétrica, fotovoltaica e sistemas de armazenamento. Segundo dados divulgados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), às UTEs correspondem a 39% da potência total cadastrada e as híbridas (termelétricas + fotovoltaicas com ou sem armazenamento) somam 61%, sendo 55% com sistema de baterias.
De acordo com as regras do certame, que deve acontecer em setembro, são três lotes para contratação de energia e potência para dez localidades do Amazonas e uma no Pará. Todas as soluções de suprimento deverão ter participação mínima de 22% de energia renovável e inclusão de preços de referência para projetos a Biodiesel e Etanol. A declaração dos Parâmetros de CVU deve acontecer em 30 de maio, com a habilitação dos agentes pela EPE entre agosto e setembro.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental