Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

LTs para escoar energia do Nordeste são integradas ao SIN

Em: 07/04/2025 às 14:52h por Canal Energia

ONS afirma que novo limite de escoamento de geração do oeste baiano pode aumentar de 500 MW a 2500 MW

 

As linhas de transmissão da Rialma em 500 kV Gentio do Ouro II-Bom Jesus da Lapa II C2 e Gentio do Ouro II -Bom Jesus da Lapa II C4 foram integradas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), dependendo do cenário, o novo limite de escoamento de geração na região Oeste da Bahia pode aumentar de 500 MW a 2500 MW.


Além de ampliar os limites no fluxo de energia da Bahia em direção a outras regiões, a informação é de que as novas LTs reduziram o carregamento de outros equipamentos na Rede Básica, o que futuramente pode diminuir a necessidade de corte de geração, e aumentar os limites das interligações Norte-Nordeste/Sudeste-Centro-Oeste.


Perspectivas para 2025

Apenas no estado baiano, o Operador trabalha com uma expectativa para a integração de mais quatro linhas, dois eixos e um seccionamento, todos em 500 kV: Bom Jesus da Lapa II-Jaíba C1 e C2; Jaíba-Buritizeiro 3 C1 e C2; Morro do Chapéu II-Poções III C2; Morro do Chapéu II-Irecê C2 e C3; Poções III-Medeiros Neto II-João Neiva 2 C1; Poções III-Medeiros Neto II-João Neiva 2 C2 e Sobradinho-Luiz Gonzaga na subestação Juazeiro da Bahia III.