Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
O Ministério de Minas e Energia (MME) aprovou ajustes no orçamento do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel). Durante a 34ª Reunião do Comitê Gestor de Eficiência Energética (CGEE), o comitê definiu a destinação dos recursos excedentes para o 5º Plano Anual do Programa.
Ainda durante a reunião, o CGEE também deliberou sobre o volume de recursos recolhidos para a conta Procel pelas concessionárias de energia elétrica. Para a implementação do 5º PAR, foram arrecadados aproximadamente R$ 470 milhões, um montante 5% superior ao previsto.
Também foram propostas e aprovadas melhorias na destinação dos recursos, incluindo o fortalecimento da capacitação laboratorial. Ao que tudo indica, essa medida permitirá a realização de ensaios de desempenho energético dos equipamentos regulados pelo comitê. Além disso, ajustes foram feitos nas rubricas destinadas a eventos, considerando a realização da COP 30 em Belém (PA) neste ano, e no suporte aos comitês.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental