Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
Com a chegada do período úmido, o sistema elétrico começa a receber boas notícias. Na última semana de outubro, as chuvas já superaram a média histórica nas bacias dos rios Grande, Paranaíba, São Francisco e Madeira.
O retorno das chuvas vem desacelerando o esvaziamento dos reservatórios das hidrelétricas. De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema), a recuperação dos níveis dos reservatórios será mais perceptível a partir de janeiro.
Entre novembro de 2024 e abril de 2025, a expectativa é que as chuvas fiquem entre 62% e 96% da MLT (Média de Longo Termo).
O otimismo com o período úmido já impacta os preços no Mercado Livre de Energia. Na primeira semana de setembro, o preço da energia convencional para 2024 ultrapassou R$ 480/MWh. Já na primeira semana de novembro, o valor recuou para cerca de R$ 180/MWh.
Para a semana de 9 a 15 de novembro, as projeções de Energia Natural Afluente estão elevadas para dois subsistemas: o Sudeste/Centro-Oeste deve alcançar 118% da MLT e o Norte, 90%. No Nordeste e no Sul, as projeções estão próximas, em 85% e 83% da MLT, respectivamente.
A previsão para o final de novembro é que os reservatórios cheguem aos seguintes níveis de armazenamento: 57,1% no Sul, 51,4% no Norte, 46,4% no Nordeste e 42,7% no Sudeste/Centro-Oeste.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental