Crédito para solar praticamente dobra em três anos no Sicredi

Em: 23/07/2024 às 08:53h por Canal Solar

Instituição realizou mais de 29 mil operações nos primeiros cinco meses de 2024

A carteira de crédito do Sicredi voltada para o setor de energia solar atingiu R$ 5,6 bilhões nos primeiros cinco meses deste ano, um aumento de 86% na comparação com o mesmo período de 2021, quando o saldo foi de R$ 3 bilhões.

De acordo com a instituição financeira, é visível e notório o “crescimento do interesse e da adoção desta tecnologia, que traz economia ao mesmo tempo que promove a sustentabilidade, pelos associados da instituição”.

Para atender os associados interessados em obter um sistema fotovoltaico, seja para suas empresas, residências ou propriedades rurais, o Sicredi disponibiliza soluções que abrangem formas de contratação, como financiamentos, consórcios e seguros.

Nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima e algumas cidades de Goiás, foram realizadas pelo banco mais 29 mil operações de crédito para esta finalidade somente entre janeiro e maio deste ano.

O empresário Anderson Lucas Ramos, do município de Juína (MT), foi um desses consumidores. O empresário instalou um sistema fotovoltaico com 14 painéis solares para abastecer sua residência, a casa de sua mãe e a sua loja de vestuário e acessórios masculinos.

“Somando os três imóveis, eu pagava pouco mais de R$ 1 mil por mês. O sistema se paga e ainda sobra. Foi o melhor investimento que eu fiz”, disse Ramos, ressaltando que, no próximo mês, mais dez módulos fotovoltaicos serão instalados para ampliar a sua geração.

Energia solar no Brasil

De acordo com dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar), o Brasil vivencia um período histórico no setor de energia solar, registrando mais de 44 GW operacionais, sendo mais de 30 GW de geração distribuída e mais de 14 GW de geração centralizada.

Os dados acumulados desde 2012, mostram ainda que a adesão a essa fonte traz impactos positivos e desenvolvimento econômico para as regiões, com mais de R$ 208,2 bilhões em novos investimentos, mais de 1,3 milhão de novos empregos verdes gerados e mais de 53,7 milhões de toneladas de CO² evitadas.