ABSOLAR se reúne com Aneel sobre transparência de dados tarifários

Em: 23/07/2024 às 08:46h por Absolar

A ABSOLAR e a Aneel se reuniram hoje, 22 de julho, para debater aprimoramentos ao “Subsidiômetro” da Aneel. A ABSOLAR solicitou informações detalhadas sobre a metodologia empregada e propôs aprimoramentos para conferir maior transparência aos dados, com a apresentação de números históricos e desagregação das informações por fonte, com o objetivo de trazer mais clareza ao setor e ao mercado.

Apesar de reconhecer que a implementação pode não ocorrer tão rapidamente quanto esperado pelo mercado, a Agência informou que já está trabalhando, em conjunto com a CCEE, para a disponibilização de dados segregados por fonte de geração, em linha com a solicitação da ABSOLAR.

Adicionalmente, a ABSOLAR sugeriu uma abordagem técnica mais aprofundada para discutir a geração distribuída no sistema elétrico brasileiro, enfatizando a importância de considerar a simultaneidade da geração distribuída nos cálculos tarifários, bem como nos cálculos de benefícios ao setor elétrico e aos consumidores.