Apagão cibernético não afetou ONS e Aneel

Em: 22/07/2024 às 09:23h por Canal Energia

Segundo a Abradee, algumas distribuidoras de energia relataram problemas em seus sistemas comerciais e de atendimento às equipes de campo

O apagão cibernético global na manhã dessa sexta-feira, 19 de julho, não afetou a operação do Sistema Interligado Nacional e os sistemas computacionais, bases de dados e plataformas de atendimento ao consumidor utilizadas pela Aneel. Tanto a Agência quanto o Operador Nacional do Sistema Elétrico confirmaram que também não sofreram nenhum tipo de impacto em suas atividades internas, por não utilizarem os produtos envolvidos no incidente em suas infraestruturas tecnológicas.

De acordo com a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), algumas distribuidoras de energia relataram problemas em seus sistemas comerciais e de atendimento ao consumidor, como call centers, aplicativos e despacho de equipes de campo, que estão sendo atendidas, alternativamente, via rádio

A intercorrência foi causada por um problema com a empresa de segurança cibernética CrowdStrike, gerando efeitos diretos e indiretos em companhias e serviços em vários países. Por aqui, os setores aéreo, financeiro e até hospitais sofreram impactos. AAneel ainda ressaltou a Resolução Normativa nº 24, de 2021, que dispõe sobre a política de segurança cibernética a ser adotada pelos agentes do setor para prevenir, mitigar e recuperar incidentes em sua rede de informações críticas ou na rede de instalação.