Demanda global por eletricidade deve aumentar 4%, calcula AIE

Em: 22/07/2024 às 09:05h por Canal Energia

Se confirmada, será a maior taxa de crescimento anual desde 2007, excluindo as recuperações decorrentes da crise financeira e da pandemia

A demanda mundial por eletricidade está aumentando em sua taxa mais rápida em anos. Essa é a conclusão de um relatório que a Agência Internacional de Energia publicou nesta sexta-feira, 19 de julho. Segundo a entidade, esse comportamento é impulsionado pelo crescimento econômico robusto, ondas de calor intensas e crescente adoção de tecnologias a base de eletricidade, como veículos elétricos e bombas de calor.

A estimativa de consumo é de alta de cerca de 4% neste ano. Um índice que é 75% maior que o de 2023. Isso representaria a maior taxa de crescimento anual desde 2007, excluindo as recuperações excepcionais vistas na esteira da crise financeira global e da pandemia de Covid-19. A expectativa é de que o forte aumento no consumo global de eletricidade deve continuar em 2025, com novo crescimento de 4%.

Ao mesmo tempo, relata a AIE, as energias renováveis continuam sua rápida ascensão, com a energia solar fotovoltaica a caminho de estabelecer novos recordes. A expansão neste e no próximo ano deverá elevar a participação das fontes no fornecimento global de eletricidade de 30% em 2023 para 35% em 2025

“A quantidade de eletricidade gerada por energias renováveis em todo o mundo em 2025 deve eclipsar a quantidade gerada pelo carvão pela primeira vez. Espera-se que a energia solar fotovoltaica sozinha atenda a cerca de metade do crescimento da demanda global de eletricidade em 2024 e 2025 — com a energia solar e eólica combinadas atendendo a até três quartos do crescimento”, revela o relatório que pode ser baixado em sua versão em inglês.

Apesar dos aumentos indicados, aponta a agência, é improvável que a geração global de energia a partir do carvão diminua este ano devido ao forte crescimento da demanda, especialmente na China e na Índia. Como resultado, a expectativa é de que as emissões de dióxido de carbono (CO2) do setor global de energia estabilizem, sendo um pequeno aumento em 2024 seguido por um declínio em 2025.