Energia lidera emissões de debêntures incentivadas no primeiro semestre de 2024

Em: 19/07/2024 às 09:34h por EPBR - jornalismo e política energética

Empresas captaram R$ 64,45 bi segundo boletim da Anbima

Empresas captaram no mercado R$ 64,45 bilhões com debêntures incentivadas, em 120 séries emitidas durante primeiro semestre de 2024, segundo balanço da Anbima.

Valor quase supera os R$ 67,82 bilhões arrecadados no ano passado inteiro.

Definidas pelas Leis n° 12.431/2011 e 14.801/2024, as debêntures incentivadas e de infraestrutura, respectivamente, são títulos de dívida com benefícios tributários para investidores e emissores.

As de infraestrutura foram criadas em janeiro deste ano e a regulamentação começou a ser feita em março pelo governo federal.

O balanço faz parte de um novo boletim, lançado na quarta-feira (17/7), pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).

Ele aponta que R$ 29,89 bilhões, cerca de 46% do total, provém de captação em papéis emitidos para empreendimentos de energia elétrica.

Já os projetos de petróleo e gás foram responsáveis por R$ 7,50 bilhões (11,63%), e os de bioenergia, R$ 4,07 bilhões (6,31%).

O informativo, antes divulgado pelo Ministério da Fazenda, agora tem publicação mensal pela Anbima.

“Esse instrumento vem ganhando cada vez mais força como alternativa às fontes tradicionais de financiamento de longo prazo e é imprescindível ter acesso a informações detalhadas sobre essa fatia do produto para nortear decisões e traçar cenários”, destacou o coordenador da Comissão de Renda Fixa da Anbima, Cristiano Cury.