Gasolina sobe 2% e vai a R$ 5,97 na segunda semana de julho

Em: 18/07/2024 às 08:56h por EPBR - jornalismo e política energética

Os preços da gasolina subiram 2% na segunda semana de julho, para uma média de R$ 5,97 por litro, segundo levantamento da ANP. O aumento ocorreu no período em que a Petrobras elevou os preços médios do combustível em 7% – primeiro reajuste feito em 2024.

Entre 7 e 13 de julho, o etanol ficou 2,59% mais caro, subindo para R$ 3,96. E o diesel, +0,68%, para R$ 5,90. Os dados foram compilados pelo g1. A divulgação foi adiada pela agência, em razão do déficit de servidores.

As variações mais recentes da taxa de câmbio pressionaram a paridade de importação (PPI), impactando diretamente as refinarias privadas e os importadores de derivados no Brasil, que, por sua vez, exerceram pressão sobre a Petrobras.

- Análise do boletim (.pdf) de preços dos combustíveis do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep), que traz dados referentes a junho de 2024. Período foi marcado pela forte volatilidade do dólar.

- Não considera o recente aumento anunciado pela Petrobras para o GLP e gasolina, que deverá ser contemplada na próxima publicação.

O Ineep aponta que a situação coloca a Petrobras em uma posição pouco confortável, pois se elevar os preços nas refinarias pode resultar em aumento da inflação provocado pela variação do dólar; mas se mantiver os preços, fica sujeita à pressão dos demais produtores domésticos e importadores.

Biocombustíveis. A produção de biocombustíveis no Brasil atingiu recorde histórico em 2023, aponta o Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2024. Entre os destaques está o etanol, que cresceu 15,5% em relação ao ano anterior, e o biometano, que aumentou 12,3%.

Artigo. O RenovaBio representa um marco na política energética brasileira, ao incentivar a produção e o consumo de biocombustíveis como alternativa aos combustíveis fósseis, escrevem Janssen Murayama e Mariana Valença.

Refinaria privada e petroleiras internacionais estão habilitadas para leilão de óleo da União. A Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) habilitou dez empresas para participação do do 4º Leilão de Petróleo da União, que será realizado no dia 31 de julho, na sede da B3, em São Paulo. Dentre elas estão petroleiras internacionais e a Refinaria de Mataripe.