Governo alemão concede €4,6 bi para projetos de hidrogênio verde

Em: 17/07/2024 às 09:16h por EPBR - jornalismo e política energética

Financiamento cobre até 1,4 GW de capacidade de eletrólise e 2 mil km de gasodutos, além de armazenamento e terminais de movimentação

O governo federal alemão anunciou, nesta segunda (15/7), a concessão de €4,6 bilhões em subsídios para 23 projetos de hidrogênio, reconhecidos como Projetos Importantes de Interesse Europeu Comum (IPCEI) pela União Europeia, dentro da iniciativa Hy2Infra.

Os empreendimentos financiados incluem até 1,4 GW de capacidade de eletrólise, 2 mil km de gasodutos, 370 GWh de capacidade de armazenamento e terminais capazes de movimentar 1,8 mil toneladas de hidrogênio por ano.

Eles fazem parte da estratégia do governo alemão no incentivo da produção e do uso de hidrogênio verde.

O objetivo, segundo o Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Ação Climática (BMWK), é criar uma infraestrutura robusta que permita não só a descarbonização da indústria como também a sua manutenção no país.

“Uma infraestrutura eficiente de hidrogênio desempenha um papel fundamental para permitir a descarbonização da indústria e do setor energético. Os gasodutos de hidrogênio serão a tábua de salvação dos centros industriais”, disse o ministro da pasta, Robert Habeck.

Descarbonização do refino

Os projetos visam formar clusters regionais de geração, armazenamento e transporte de hidrogênio, conectando clientes industriais em áreas de uso intensivo de energia, como as indústrias siderúrgica e química.

Além disso, vários projetos estão destinados a permitir futuras importações de hidrogênio através de gasodutos que ligam a Alemanha a países vizinhos, como os Países Baixos.

Um dos projetos beneficiados é o da bp, que pretende desenvolver um eletrolisador de 100 MW próximo à refinaria de Lingen e espera produzir mais de dez mil toneladas de hidrogênio verde por ano, olhando futuramente para descarbonização da própria refinaria.

Inicialmente, o eletrolisador utilizará energia renovável fornecida por um acordo de compra de energia eólica offshore.

“Com este financiamento, estamos mais perto de fornecer hidrogênio de baixo carbono para clientes industriais e para nossa refinaria de Lingen no futuro”, afirmou Patrick Wendeler, chefe da bp Alemanha.

“Nossa refinaria em Lingen tem fornecido energia para a indústria alemã há mais de 70 anos. Descarbonizar a indústria alemã é um desafio significativo, e somos gratos ao governo alemão por nos ajudar a avançar com nosso projeto de hidrogênio verde em Lingen”, completou.

Segurança energética

O financiamento de €4,6 bilhões é parcialmente apoiado pelo Plano Alemão de Recuperação e Resiliência (DARP), financiado pelo mecanismo de recuperação e resiliência da União Europeia NextGenerationEU.

Do montante total, €619 milhões foram destinados à implementação de outros dois grandes projetos da RWE, a empresa alemã que atua na distribuição de gás natural e na geração e distribuição de energia elétrica.

O primeiro envolve a construção de um eletrolisador de 300 MW em Lingen, Baixa Saxônia, como parte do projeto GET H2 Nukleus, que pretende fornecer hidrogênio verde às indústrias locais.

Além disso, a RWE está desenvolvendo uma instalação de armazenamento de hidrogênio em cavernas, em Gronau-Epe, Renânia do Norte-Vestfália.

O projeto espera equilibrar as flutuações na geração de hidrogênio a partir de energia eólica e solar, permitindo o fornecimento contínuo às indústrias conforme necessário. O armazenamento de hidrogênio está previsto para começar em 2026.

“Hoje é um grande dia para o desenvolvimento da economia do hidrogênio. Graças ao financiamento do governo alemão e dos estados federais, os primeiros projetos industriais de hidrogênio na Alemanha podem ser implementados. A eletricidade verde e o hidrogênio serão cruciais para tornar os locais industriais mais atraentes”, disse Markus Krebber, CEO da RWE AG.