Distribuidoras pedem aumento de tarifa de energia para compensar inadimplência da Oi

Em: 17/07/2024 às 09:10h por EPBR - jornalismo e política energética

Pleito partiu de concessionárias de pequeno porte do Rio Grande do Sul, que alegaram atrasos nos pagamentos por compartilhamento de postes

Distribuidoras de energia do Rio Grande do Sul pediram um aumento de tarifas sob a alegação de inadimplência da empresa de telefonia Oi. O caso gerou um impasse na reunião de diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) desta terça-feira (16/7).

Segundo as concessionárias, o pagamento pelo compartilhamento de postes está atrasado, comprometendo seus fluxos de caixa.

Eletrocar e Demei alegaram no processo de revisão de tarifas que somavam juntas mais de R$ 1,7 milhão em dívidas da Oi. A empresa de telefonia está em processo de recuperação judicial.

Os valores pagos por compartilhamento de infraestrutura são revertidos em 60% para a modicidade da tarifa de energia.

A diretoria decidiu prorrogar as tarifas vigentes das distribuidoras Mux Energia, Hidropan e Nova Palma e ficou pendente a análise das atualizações tarifárias de Demei e Eletrocar.

O relator Fernando Mosna, acompanhado de Ricardo Tili, sugeriu que o precedente fosse aplicado apenas para distribuidoras de pequeno porte, com demanda inferior a 700 GWh por ano.

Essa limitação foi vista com ressalvas pelo diretor-geral, Sandoval Feitosa, e pela diretora Agnes da Costa.

O procurador-geral Raul Lisbôa também se manifestou sobre o caso, opinando que o dispositivo não teria efeito.

O problema se agrava porque a quinta cadeira da diretoria da Aneel está vaga desde o fim do mandato de Hélvio Guerra, o que impossibilitaria o desempate.

agência epbr procurou a Oi, por meio da assessoria, mas não obteve respostas imediatas. O espaço continua aberto.