Iberdrola vai instalar piloto de hidrogênio verde em Brasília

Em: 25/06/2024 às 09:03h por EPBR - jornalismo e política energética

Projeto tem investimento de cerca de R$ 30 milhões e deve ser inaugurado em 2025, segundo a empresa

A Iberdrola pretende instalar uma usina de hidrogênio verde (H2V) em Brasília (DF), anunciou a empresa nesta segunda (24/6). É um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D), com investimento previsto de R$ 30 milhões da Neoenergia, distribuidora do grupo no Brasil, e que deve ser inaugurado em 2025.

A unidade funcionará a partir da energia de uma usina fotovoltaica de 150 kWp e será “um dos primeiros pontos de abastecimento de H2V veicular no país para o abastecimento de ônibus e veículos leves”.

A anúncio foi feito durante visita do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, à planta da Iberdrola em Puertollano, na Espanha. A unidade está em funcionamento desde 2022,  é a maior planta de H2V para uso industrial da Europa.

O H2V é destinado a uma fábrica de fertilizantes nitrogenados, substituindo 10% da demanda por gás natural.

“Essa visita foi muito importante pois além de conhecer o funcionamento da usina de hidrogênio aqui na Espanha, também garanti com o presidente executivo global da Iberdrola, Ignacio Galán, R$ 30 milhões para o projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) pioneiro da planta de H2V que será inaugurada em Brasília”, disse o ministro.