Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Especialista da ANEEL destaca oportunidades e desafios da transição energética no Brasil

Especialista da ANEEL destaca oportunidades e desafios da transição en

Em: 21/05/2024 às 10:48h por 220 Relações Públicas

img

Especialista em regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), Livia Raggi, compartilhou insights sobre o papel do setor elétrico e da regulação no contexto da transição energética na palestra “Políticas públicas e regulatórias para impulsionar a transição energética”, durante o XII Seminário de Energia, promovido pelo Sindenergia, de 21 a 22 de maio, na Federação das Indústrias de Mato Grosso. 

Ela apontou que 87% da matriz energética do Brasil é renovável, enquanto no mundo é 28,1%. No período de 23 anos, o Brasil saltou de 81GW para 232GW, com aumento da participação de fontes de energéticas como a solar, eólica, que sequer existiam em 2001. 

Raggi enfatizou que, apesar dos desafios inerentes à transição para fontes de energia mais limpas, é possível converter esses obstáculos em novas possibilidades de crescimento. Ela ressaltou a importância de uma transição que beneficie a sociedade como um todo, sem sobrecarregar os consumidores, especialmente aqueles com menor poder aquisitivo.

A especialista alertou para a necessidade de uma distribuição equitativa dos custos associados à transição energética. Investimentos são essenciais para avançar em direção a um futuro energético mais sustentável, mas Raggi defende que esses custos não devem recair exclusivamente sobre as tarifas de energia elétrica.

“A energia deve ser um vetor de progresso e não um fardo financeiro para os cidadãos”, afirmou Raggi. Ela concluiu sua palestra destacando que a energia não só deve impulsionar o desenvolvimento econômico e social do Brasil, mas também ser acessível para que todos possam contribuir e se beneficiar desse crescimento.