Eletrobras quer fornecer energia para projetos de hidrogênio no Maranhão

Em: 02/05/2024 às 09:39h por EPBR - jornalismo e política energética

Empresa assinou MoU com governo estadual visando desenvolvimento da cadeia de hidrogênio renovável

Eletrobras e estado do Maranhão assinaram, na segunda (29/4), um Memorando de Entendimento (MoU) de olho na cadeia de hidrogênio renovável da região.

O objetivo da empresa é fornecer a energia renovável que será consumida pela produção de hidrogênio de baixo carbono em futuros projetos industriais, com o apoio do governo local.

A Eletrobras, maior empresa de energia elétrica da América Latina, tem forte presença no estado do Maranhão e no Nordeste. Com o MoU, a empresa se posiciona como potencial fornecedora de soluções para indústrias intensivas no uso de energia elétrica.

Já o Maranhão tenta atrair investimentos na cadeia produtiva. Além de contar com um Programa Estadual de Hidrogênio Verde (PEH2V), lançado recentemente, o estado indica sua ampla malha ferroviária, porto com saída para o Atlântico e linhas de transmissão como vocações regionais.

“Nós temos que nos preparar para o futuro. E a transição energética é o futuro. Temos condições muito favoráveis para a produção de hidrogênio verde”, disse governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), durante a assinatura do MoU.

Hidrogênio na Eletrobras

No final do ano passado, a planta de hidrogênio renovável da usina hidrelétrica de Itumbiara, operada pela Eletrobras Furnas, na fronteira dos estados de Minas Gerais e Goiás, obteve a primeira certificação brasileira de hidrogênio renovável da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A produção acumulada chegou ao final de 2023 somando duas toneladas.

Atualmente, estão sendo desenvolvidos três projetos em Itumbiara: um que estuda novas tecnologias para produção de hidrogênio; outro referente à operação e manutenção, envolvendo capacitação de mão de obra; e, ainda, o projeto de armazenamento em baterias.

No último mês de março, a empresa também assinou MoU com o braço no Brasil da Paul Wurth, de Luxemburgo, para parceria no mercado de produção e utilização de hidrogênio renovável em processos industriais.