Aneel contabiliza 105 novas usinas e um incremento de 2,6 GW no 1º tri

Em: 16/04/2024 às 08:47h por Canal Energia

O mês de março respondeu por um aumento de 906 MW e a entrada em operação de 41 usinas

No primeiro trimestre de 2024, o Brasil teve 105 novas usinas e 2,6 GW adicionais de potência instalada, de acordo com dados da Aneel. Só em março, houve um aumento de 906 MW e a entrada em operação de 41 usinas. O resultado do trimestre está em linha com a previsão de crescimento da geração de energia elétrica calculada pela agência para 2024, de 10,1 GW.

O incremento verificado em março decorre em grande parte das 13 centrais solares fotovoltaicas (544,22 MW) e das 25 eólicas (316,30 MW) que passaram a operar no período. Além dessas, também entraram em operação no mês uma usina termelétrica (26,00 MW) e duas pequenas centrais hidrelétricas (19,75 MW).

Nove estados contam com empreendimentos liberados para operação comercial este ano, nas regiões Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Os destaques, em ordem decrescente, foram o Rio Grande do Norte (1.171,33 MW), Minas Gerais (472,80 MW) e a Bahia (439,90 MW).

Vale destacar que no dia 7 de março, o Brasil ultrapassou a marca de 200 GW de potência. Em 10 de abril, o Brasil somou 201.108,7 MW de potência fiscalizada, de acordo com dados do sistema de informações de geração da Aneel, o SIGA. Desse total em operação, 84,41% das usinas são consideradas renováveis.