Stiesdal Hydrogen e Danfoss assinam acordo com foco em hidrogênio

Em: 16/04/2024 às 08:41h por Canal Energia

As primeiras versões de produção do eletrolisador estão operando em uma usina combinada de biogás e PtX na Dinamarca

A Danfoss desenvolveu em conjunto com a Stiesdal Hydrogen uma solução nova e escalável para o componente principal do eletrolisador, a chamada pilha de células de eletrólise. As empresas estão se posicionando para aumentar a capacidade do eletrolisador de acordo com a crescente necessidade da sociedade por hidrogênio verde.

O diretor de parcerias estratégicas da Stiesdal, Bo Birkemose, afirmou que eles enxergam a produção de hidrogênio verde como uma pedra angular na estabilização e no equilíbrio do fornecimento global de energia. Ele ainda declarou que o eletrolisador se integra bem às fontes de energia renováveis e permite a produção econômica de hidrogênio verde.

Vale lembrar que o hidrogênio verde serve como uma ponte crucial para alcançar a descarbonização completa em setores que são difíceis de abastecer com eletricidade renovável, abrindo caminho para a produção de combustível limpo para aviões, navios, veículos e indústria pesada.

O protótipo foi projetado e testado, e agora as primeiras versões de produção do eletrolisador estão operando em uma usina combinada de biogás e PtX (Power-to-X) na Dinamarca, onde o hidrogênio verde é combinado com o excesso de CO2 do biogás para produzir gás metano.

Com isso, a Stiesdal Hydrogen e a Danfoss Heat Exchangers estão prontas para lançar o eletrolisador em mais mercados e indústrias. Segundo o vice-presidente sênior da Danfoss Heat Exchangers, Dennis Appel, o acordo comercial contribuiu para eles levarem a produção de hidrogênio e a geração de energia a novos patamares como uma solução fundamental em setores industriais difíceis de serem otimizados.