Mitsui e Geo se unem para explorar potencial do biometano no agro

Em: 11/04/2024 às 08:57h por EPBR - jornalismo e política energética

Empresas lançam GeoMit, joint venture para construir e operar plantas de biometano de resíduos de cana e do agro

A Mitsui Gás e Energia do Brasil e a Geo bio gas&carbon (grupo Geo Biogás) anunciaram nesta quarta (10/4) a criação da GeoMit, uma joint venture para construir e operar plantas de biometano a partir de resíduos de cana-de-açúcar e do agronegócio.

A intenção da GeoMit é estabelecer parcerias com produtores de biomassa, para o uso sustentável dos resíduos orgânicos.

A nova empresa reúne as experiências da Mitsui na distribuição de gás natural e da Geo na tecnologia e operação de usinas de biogás e biometano.

A Geo já investiu mais de R$ 450 milhões na criação e instalação de projetos para produção de biogás. Hoje, tem quatro plantas operando nos estados do Paraná e São Paulo.

Mitsui também estuda parceria com Petrobras

A japonesa vem se reposicionando no Brasil, na área de novas energias. A empresa tem um histórico de investimentos no mercado de distribuição de gás canalizado e, agora, mira oportunidades com a transição energética.

Em março, a Mitsui & Co, controladora da Mitsui Gás e Energia, assinou com a Petrobras um memorando de entendimentos para avaliação, em caráter não vinculante, de oportunidades de negócios em baixo carbono no Brasil.

A parceria envolve a avaliação de potenciais oportunidades para produção de hidrogênio sustentável e seus derivados, utilização de biometano, e captura, transporte e armazenamento de carbono (CCS).