Geração distribuída solar atinge 28 gigawatts no Brasil, revela Absolar

Em: 03/04/2024 às 09:30h por Canal Energia

País possui mais de 2,4 milhões de sistemas fotovoltaicos instalados e já foram cerca de R$ 139 bilhões em novos investimentos

A geração própria solar acaba de ultrapassar a marca de 28 gigawatts (GW) de potência instalada operacional no Brasil, segundo dados da Absolar. Com isso, mais de 3,5 milhões de unidades consumidoras já são atendidas pela tecnologia fotovoltaica.

De acordo com a Absolar, o Brasil possui mais de 2,4 milhões de sistemas fotovoltaicos instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos. Desde 2012, foram cerca de R$ 139 bilhões em novos investimentos, que geraram mais de 840,3 mil empregos verdes acumulados no período, espalhados em todas as regiões do Brasil.

Para Ronaldo Koloszuk, presidente do conselho de administração da Absolar, o crescimento exponencial da geração própria de energia solar é sinal claro da popularização da tecnologia no território nacional. O executivo destacou que analistas de mercado apontam que, apenas em 2023, os painéis solares registraram queda de cerca de 50% no preço médio final, ampliando a atratividade e o acesso por consumidores brasileiros de diferentes perfis.

Ele ainda ressaltou que trata-se do melhor momento para se investir em sistemas solares em residências, empresas e propriedades rurais. E ainda há um enorme potencial de crescimento do uso da tecnologia fotovoltaica, já que o Brasil possui cerca de 92,4 milhões de unidades consumidoras de energia elétrica no mercado cativo.